Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Terça-feira, 7 Dezembro 2010 17:42

BRASIL
Exame em faculdade gera polémica com texto homofóbico



Um texto sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo apresentado numa prova do curso de Serviço Social de uma faculdade de Teresina, foi considerado ofensivo pelos alunos sendo que metade abandonou o exame.


O exame da disciplina de Metodologia Científica aconteceu esta segunda-feira. Os alunos deveriam identificar partes do texto como tema, tese, argumento, etc, e fazer um pequeno resumo. No texto lia-se "Deve se considerar também que a própria relação sexual entre homossexuais contraria a ordem das coisas relativa à sexualidade e genitalidade humana".

Segundo relato dos próprios estudantes, alguns questionaram o professor sobre o teor do texto e uma aluna em particular que é homossexual perguntou mesmo se o professor não "achava que estava atingindo uma alguma pessoa na sala", ao que o docente perguntou se ela queria entregar a prova. O resultado foi uma saída em massa dos alunos da sala.

Direcção da faculdade manifesta intenção de demitir professor

A direcção da faculdade particular de Teresina já informou que irá demitir o docente, tendo em conta não só os relatos dos alunos como também a coordenação pedagógica da faculdade.

“A prova será anulada. O texto fere a proposta pedagógica do curso, as diretrizes curriculares e o código de ética da Abepess (Associação Brasileira de Pesquisa de Ensino em Serviço Social). Não é o posicionamento da nossa instituição e do curso”, relata a coordenadora do curso de Serviço Social da faculdade, Iris Neiva.

A coordenadora explicou que professor é substituto e foi contratado para assumir a vaga de um docente que teve de se afastar por conta de um acidente, tanto assim que as aulas da disciplina ministrada, Metodologia da Pesquisa Científica, começou com duas semanas de atraso.

Neiva esclarece que o conteúdo é incompatível com o os preceitos que devem reger a profissão do assistente social onde deve prezar pelo “respeito de forma inequívoca à todas as pessoas”. A coordenadora afirma que o caso chegou à direção da faculdade que determinou a demissão do professor.

Em Portugal em Abril de 2010 uma prova por Paulo Otero, professor de Direito Constitucional na Faculdade de Direito de Lisboa, sugeria o casamento com animais domésticos como complemento à lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo que tinha sido aprovada recentemente no parlamento. O teste decorreu sem incidentes e não há conhecimento de nenhuma tomada de posição da Universidade sobre o assunto.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal