Pesquisa:
 

Segunda-feira, 7 Novembro 2011 15:19

REINO UNIDO
Após 25 anos, homossexuais podem dar sangue, desde que não tenham sexo...



Após 25 anos de proibição contra todos os homens que tenham tido sexo com outros homens, o Reino Unido, como prometido, levantou a proibição de doações de sangue desde que não tenha havido contacto sexual nos últimos 12 meses.


A mudança de política na doação de sangue será implementada na Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Há um senão: qualquer homem que tiver tido sexo anal ou oral com outro homem nos últimos 12 meses, com ou sem preservativo, não poderá dar sangue.

A proibição tinha sido posta em prática no Reino Unido na década de 1980 como resposta à disseminação do VIH/SIDA.

A mudança foi bem recebida pela organização de promoção da saúde sexual Terrence Higgins Trust. Nick Partridge disse: "Nós saudamos essa mudança, que é baseada em evidências novas e claras que todos os peritos concordam. Estas regras vai garantir a segurança do suprimento de sangue para todos nós ao mesmo tempo que serão justas e equitativas na sua aplicação."

Mas nem todos são da mesma opinião: Peter Tatchell, defensor dos direitos humanos considerou a proibição de sexo durante 12 meses de "excessiva e injustificável". Embora considerando a medida como um primeiro passo positivo, reforçou a questão de que a maioria dos homens homossexuais não têm VIH e nunca terão VIH. "Se fazem sexo com preservativo, têm apenas um parceiro sexual, e tiveram um resultado negativo do VIH então o seu sangue é seguro para doação". Concluindo que: "podem e devem ser autorizados a ajudar a salvar vidas, tornando-se dadores"

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal