Pesquisa:
 

Quarta-feira, 7 Outubro 2015 10:51

EUA
Local onde se iniciaram motins de 1969 vai ser monumento nacional



Stonewall Inn faz parte do registo de locais históricos por decreto da Câmara de New York


O Bar Stonewall Inn é umas das mais conhecidas referências na luta pelos direitos das pessoas LGBT, foi daí que em 1968 os seus clientes, incluindo um significativo número de pessoas transgéneras, enfrentaram a opressão policial vivida na época. A revolta de Stonewall Inn, como é conhecida, deu-se na noite de 28 para 29 de Junho de 1969. Um ano depois realizou-se na mesma data a primeira marcha do orgulho na luta pelos direitos LGBT.

Dois legisladores de New York lideram uma campanha para designar Stonewall Inn como o primeiro parque nacional em homenagem história LGBT. A senadora Kirsten Gillibrand e o representante Jerrold Nadler fizeram o seu anúncio este domingo em frente à taverna de Greenwich Village que foi palco da revolta de 1969 num momento chave para o emergente movimento dos direitos dos homossexuais.

"Quando olhamos para o nosso país, temos reconhecido os direitos das mulheres, direitos civis, todos os tipos de direitos", disse Gillibrand. "Chegou a hora de dar a esta parte de nossa história uma entrada de importância nacional".

Os dois democratas juntaram outros funcionários eleitos e membros do National Parks Conservation Association e a Human Rights Campaign. A atribuição deste título reside também na necessidade de proteger o espaço da especulação imobiliária sentida um pouco por toda a ilha de Manhattan e em particular naquela área. Desde 1999 que o edifício faz parte do Registo Nacional de Locais Históricos, que disponibiliza incentivos para a preservação destes locais, mas não garante nem obriga à sua manutenção na forma histórica. A inclusão como Parque Nacional iria aumentar significativamente a protecção do local.

Para a área junto a Stonewall Inn conseguir o título de Parque Nacional precisa do aval do Congresso Americano: o título é atribuído a locais de importância cultural ou histórica. Gillibrand e Nadler primeiro pedirão ao presidente Barack Obama para declarar Stonewall um monumento, e o voto do Congresso viria mais tarde. Durante sua segunda posse em 2013, Obama mencionou Stonewall e a luta pela igualdade LGBT como estando a par com as mulheres e os direitos civis.

EUA: Local onde se iniciaram motins de 1969 vai ser monumento nacional

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2015)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal