Pesquisa:
 

Sexta-feira, 7 Outubro 2005 00:59

POLÓNIA
Homofobia marca campanhas políticas



Contra a homossexualidade, legislar esta a "divisa" das novas autoridades polacas, tidas genericamente por conservadoras, mas a resvalar para a extrema-direita. Jaroslaw Kaczynski, líder do partido que venceu as recentes eleições legislativas, defende, por exemplo, que os homossexuais devem ser banidos do ensino. E o seu irmão gémeo, Lech, possível futuro Presidente, enviou uma carta aos padres insurgindo-se contra a "desmoralização da sociedade", por via dos 5% de homossexuais polacos. Os restantes 95% são católicos piamente praticantes.


Este "filão" eleitoral - marcou a campanha para as legislativas de 25 de Setembro, da mesma forma que está a marcar a campanha para as presidenciais de domingo - encontra na prelatura o maior dos ecos, com um dos seus expoentes máximos, o bispo Tadeusz Pieronek, a assegurar "A homossexualidade é uma aberração, algo que se afasta das normas."

Os gémeos Kaczynski, do partido Lei e Justiça (PiS), não podiam estar mais de acordo, o mesmo se aplicando a outro destacado dirigente conservador, Kazimierz Marcinkiewicz, pai de quatro filhos e na calha para assumir a chefia do Governo. Na sua óptica, "a homossexualidade não é natural. O que é natural é a família e o Estado deve proteger a família". Como? Através do intervencionismo estatal. Assim, portanto "Se uma pessoa tentar 'contaminar' outras com a sua homossexualidade, o Estado deve intervir contra tal entrave à liberdade."

Intervir, legislando. Proibindo os "propagadores" de ensinar as crianças e os jovens polacos, nomeadamente. Pura demagogia, porém, pois a legislação da União Europeia (UE), de que a Polónia faz parte, o proíbe terminantemente.

"retórica do ódio". Seja como for, as palavras - a "retórica do ódio" - ficam com quem as disse, como lembram os representantes da comunidade homossexual. "Falar de homossexualidade durante a campanha eleitoral é muito compensador do ponto de vista político", lamentou Robert Biedron, presidente de uma das principais associações de homossexuais da Polónia, Campanha contra a Homofobia.

Um lamento partilhado por alguns sociólogos, como Jacek Kochanowski "Hoje, como já se não se pode atacar os judeus e os franco-mações, ataca-se os homossexuais." Outro sociólogo, Ireneusz Krzeminski, também vai por aí: "Na Polónia, assistimos a uma divisão entre a franja conservadora - com as tradições católicas nacionalistas de antes da guerra - e a franja moderna e aberta."

De onde, aliás, se reivindica Donald Tusk, o único candidato com hipóteses de deitar por terra os projectos homofóbicos de Lech Kaczynski. Liberal, Tusk demarca-se do PiS, ao defender os direitos cívicos das minorias "Não cabe aos políticos decidir o que é normal, ou não, na vida sexual das pessoas."

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal