Pesquisa:
 

Quinta-feira, 7 Julho 2011 10:44

ESPANHA
Padre homofóbico é alvo de processo por ter um relacionamento homossexual



A diocese de Getafe que expulsar um sacerdote de sua paróquia e chegou mesmo a exigir um teste de VIH/SIDA e exame psiquiátrico - O padre recusa-se a obedecer à ordem.


O motivo de toda a polémica: o padre Andres Garcia Torres terá tido um relacionamento com outro homem, mas especificamente com um seminarista.

O padre nega as acusações e considera que foi tratado de forma "humilhante e degradante" e acusa o bispo de o ter obrigado a passar por análise psiquiátrica, e até lhe pediram para fazer o teste do VIH/SIDA. Um número significativo paroquianos parecem estar contra a decisão da hierarquia da Igreja Católica e fizeram um abaixo assinado pela manutenção do padre na paróquia, e visto isto o padre recusa-se a dar as chaves da sua igreja.

Já o bispo em breves declarações ao Jornal El País afirma que o padre foi demitido por "razões pastorais" e que o tratamento recebido tem seguido "as disposições do direito canônico." E defende que a versão do padre "não corresponde à realidade."

O padre diz que em novembro recebeu uma carta do bispo a informá-lo que iria ser afastado por "atos graves de tipo irregular", e impôs "para evitar um escândalo" um "exame psiquiátrico". Numa reunião terá sido afirmado que os atos graves seriam um relacionamento homossexual com um seminarista. Ambos os homens envolvidos negam ter tido uma relação além da amizade. "É como um pai adotivo para mim", diz Yannick Delgado, o seminarista, 28, e de origem cubana. A prova do relacionamento: uma foto em Fátima em que ambos aparecem de tronco e de mão no ombro.

Segundo o padre a análise psiquiátrica questionou se havia sido abusado em criança e se teria tido relações sexuais com outros homens. E no final recomendou o teste do VIH/SIDA entre outros.

A ironia da situação toda é que o padre Andres Garcia Torres é autor de diversos textos na internet que humilham gays e lésbicas, que considera "intrinsicamente maus e perversos", e inclui recomendações de "ajuda" psicológica para "sair" dessa situação.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal