Pesquisa:
 

Quarta-feira, 7 Julho 2010 11:17

EUA
Governadora do Hawaii veta lei de uniões civis



A Governadora considera que a lei é demasiado parecida com o casamento e que a questão deve ser colocada directamente aos eleitores.


A Governadora Linda Lingle vetou a lei que iria dar aos casais do mesmo sexo todos os direitos dos casais heterossexuais. Segundo ela a questão é demasiado polémica para poder ser decidida apenas pelo poder legislativo.

Mas o movimento LGBT tem outra opinião, Jo-Ann Adams líder da secção LGBT do Partido Democrata do Hawaii, emitiu um comunicado em que refere que a lei de uniões civis foi aprovada directamente por ambas as Câmaras do Hawaii por margens sólidas, e que a questão além de apoio claro dos legisladores tem tido resultados positivos consistentes em sondagens realizadas por profissionais. Jo-Ann também manifestou que ficou muito desapontada pelo facto da Governadora ter "ignorado a vontade do povo e vetado a lei".

Do outro lado temos pessoas como Larry Silva, o bispo Católico do Honolulu que fez pressão política no site oficial da diocese para que a lei não foi aprovada incluindo um pedido para que fossem enviadas cartas para a governadora a exigir o veto.

Neste momento há nos EUA cinco estados mais o District of Columbia que realizam casamentos civis para gays e lésbicas. O Hawaii juntar-se-ia a New Jersey nos que têm uniões civis para casais do mesmo sexo mas sem o estatuto de casamento. Há ainda três estados, Rhode Island, New York, e Maryland que reconhecem os casamentos entre pessoas do mesmo sexo realizados em outros locais.

Portugal reconhece o direito ao casamento civil para casais do mesmo sexo desde Junho de 2010.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal