Pesquisa:
 

Terça-feira, 7 Junho 2011 12:13

CUBA
Juani Santos, 61 anos, é um dos primeiros transexuais a fazer uso da lei cubana aprovada por Raúl Castro (Junho 2008).



Juani Santos, era um transexual “F to M”, por outras palavras alterou o seu corpo de mulher para homem, do género feminino para o género masculino. Estas operações são patrocinadas pelo Centro Nacional de Educação Sexual (CENESEX).


Antes Joana agora Juani, de estatura pequena e bigode, disse ser este o seu sonho desde sempre, poder ser identificado como um homem normal, são palavras suas. Sempre rejeitou vestir vestidinhos que a mãe assim desejava que ele usasse, mas ele preferia andar de calças sem t-shirt e descalço como a maioria dos rapazes. Tentou desde muito cedo trocar o seu nome de Joana para Juani, mas foi-lhe sempre vedada essa hipótese, e quando lhe quiseram obrigar a usar uniforme feminino na escola, ele abandonou os estudos.

Volta aos estudos já adulto, com o apoio de um director que conseguiu convencer os professores a inscreve-lo como Juani, que gostaria de ter estudado para engenheiro mas o nome de Joana nunca foi uma facilidade tornando as coisas impossíveis.

Aliás Juani faz um exercício perceptível, que é ocultar as dificuldades que viveu preferindo exaltar aqueles e aquelas que sempre o apoiaram como a sua família e a activista, Mariela Castro, directora do CENESEX, e filha de Raúl Castro.

Em 2004 Mariela havia prometido a Juani que faria a sua operação, cumprindo essa promessa anos depois. Mariela é a rosto da luta pelos direitos das pessoas LGBT em Cuba.

Fernando, 67 anos, o irmão mais velho de Juani, sempre que as pessoas amigas da família perguntam por Joana, ele diz que ela faleceu, porque é assim que entende, que espiritualmente Joana morreu.

Nós questionamo-nos se alguma vez existiu, dado que Joana sempre se sentiu Juani.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal