Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Segunda-feira, 7 Junho 2010 18:23

PORTUGAL
Helena casou com Teresa hoje, em Lisboa



A histórica cerimónia decorreu na 7ª conservatória na presença de amigos, familiares e muitos jornalistas.


Em 2006 Teresa e Helena subiram as escadas da conservatória da Av Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, para dar início ao processo de casamento entre as duas. Na altura tal pedido foi recusado: “a lei portuguesa não o permite”.

Hoje foram de elevador até ao quinto andar da 7ª conservatória para fazer o mesmo pedido. Mas ao contrário de 2006 hoje pouco depois das 9:30 da manhã a conservadora declarou que Helena Paixão e Teresa Pires, são casadas aos olhos da lei portuguesa.

A conclusão da cerimónia foi recebida por aplausos breves do grupo de amigos mas também de muitos dos jornalistas que estavam a trabalhar na cobertura do evento.

O nervoso miudinho de Teresa deixou-a sem palavras na hora de dizer que era de sua livre vontade contrair casamento com Helena Pires. É compreensível. Afinal este foi um dia marcante na história dos direitos humanos em Portugal. Hoje é o primeiro dia do início de uma maior liberdade sobre a capacidade de todo e cada cidadão poder decidir sobre as suas vidas e como a quer viver.

Presentes na sala, activistas representantes de diferentes grupos e associações GLBT, mas acima de tudo amigos de Teresa e Helena, as filhas das nubentes sem esquecer os pais de Helena que foram os padrinhos.

O PortugalGay.pt deseja a este que é o primeiro casal Lésbico a contrair casamento segundo a nova lei, mas também a todos os outros que se venham a casar, as maiores felicidades e vivam o vosso amor acima de tudo com alegria.

PORTUGAL: Helena casou com Teresa hoje, em Lisboa

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal