Pesquisa:
 

Segunda-feira, 7 Maio 2007 23:57

ITÁLIA
Italianos mais distantes da Igreja com o Bento XVI



Segundo a BBC há uma distância crescente entre o discurso sobre doutrina moral católica da Igreja Católica e o modo como as pessoas conduzem as suas vidas.


Esta é a conclusão de diversas sondagens e estudos de opinião realizados em Itália. Um desses estudo foi realizada pelo instituto Demos-Eurisko e publicada no jornal italiano La Repubblica. Nesta sondagem 54% da população italiana diz confiar no papa. O número é muito inferior ao que o papa João Paulo II tinha no final do seu papado: em 2003, 79% dos italianos diziam confiar no pontífice.

Na mesma sondagem um em cada quatro italianos diz que a Igreja com Bento XVI está próxima à centro-direita. Embora 86% se assumam como católicos, e a maioria considere importante dar aos filhos uma educação católica, apenas 44% seguem o que diz o papa sobre a doutrina moral da Igreja. Pelo contrário 56% dos "católicos", afirmam tomar decisões “de acordo com a consciência”, uma posição em contradição com os princípios da definição de Católico.

Os italianos também não gostaram da intromissão pùblica da Igreja nos assuntos políticos do país nos últimos tempos. 74% diz que os parlamentares católicos devem votar livremente de acordo com sua consciência.

A confirmar esta sondagem o próprio Instituto Nacional de Estatística da Itália indica que os italianos casam-se cada vez menos. Enquanto em 1972 foram registradas 419 mil uniões oficiais, em 2005, elas chegaram apenas a 250 mil. Já em termos de divórcios ou separações a média é de 15 casos para 100 casamentos.

A confirmar o distanciamento da Igreja Católica está o caso de Piergiorgio Welby, um homem que sofria de distrofia muscular progressiva e que morreu após desactivação de um respirador artificial a seu pedido. Apenas 8% dos italianos concordaram com a decisão do Vicariato de Roma de não autorizar um funeral religioso. Esta posição foi muito mal vista principalmente tendo em conta que a Santa Sé não teve problemas em autorizar funerais religiosos a ditadores como Pinochet e Franco.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal