Pesquisa:
 

Quinta-feira, 7 Abril 2011 16:22

MACEDÓNIA
Parlamento Europeu pede protecção de LGBTs



O Parlamento Europeu adoptou hoje o seu relatório anual sobre a adesão da Antiga República Jugoslava da Macedónia à União Europeia, que inclui um pedido ao país para tornar ilegal a discriminação com base na orientação sexual.


Em janeiro de 2010, o governo macedónio tinha removido a orientação sexual da lista de itens protegidos na sua nova lei anti-discriminação. Os membros do Parlamento Europeu protestaram, e a Comissão Europeia recordou o país que a adesão à UE implicava a implementação de leis anti-discriminação, incluindo a orientação sexual.

A resolução hoje adoptada pela esmagadora maioria dos deputados "lamenta que, contrariamente ao que refere a legislação europeia, a orientação sexual tenha sido omitida da lei como fundamento para a discriminação." O Parlamento Europeu "apela à rápida aproximação das disposições nacionais neste domínio com a lei [da UE] e o fortalecimento dos mecanismos de controlo sublinhando que este é um pré-requisito para a adesão".

Infelizmente, a Resolução do Parlamento Europeu não chegou a recomendar a proibição de discriminação com base na identidade de género.

Ulrike Lunacek MEP, Co-Presidente do Intergrupo LGBT Direitos, reagiu: "Eu participei numa audiência sobre esta lei no Parlamento macedónio em fevereiro de 2010, e minha mensagem é a mesma: a política baseada no medo desinformado está errada e claramente equivocada. As leis anti-discriminação são um pilar central das sociedades, a a igualdade e não discriminação são direitos fundamentais da UE. A Macedónia deve parar de desviar o olhar para as minorias, e disponibilizar protecção total para todos os cidadãos, sem exceção. "

O Co-Presidente, Michael Cashman MEP, acrescentou: "Literalmente, não há forma de contornar isto: entrar na União Europeia obriga a que a lei anti-discriminação seja emendada para proteger todas as pessoas, espero que em tantos campos quantos possível. Apelo aos meus colegas socialistas, em Skopje, para abraçar os nossos valores partilhados de justiça e igualdade, e que apoiem lésbicas, gays e bissexuais na Macedónia. "

A resolução de hoje manifestou ainda preocupação no domínio da igualdade, incluindo uma débil Comissão Nacional de Protecção Contra a Discriminação e os direitos efetivos limitados para as mulheres no país.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal