Pesquisa:
 

Terça-feira, 7 Abril 2009 23:15

EUA
Vermont aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo



Na passada sexta-feira foram aprovados os casamentos entre pessoas do mesmo sexo na câmara baixa do estado de Vermont, E.U.A e na segunda-feira no Senado.


Entretanto, como esperado, o governador Jim Douglas no mesmo dia vetou a medida indicando que a mesma não iria melhorar significativamente a vida de casais de gays e lésbicas pois não garantia direitos a nível federal e relativamente a outros estados.

Mas hoje de manhã a situação foi novamente a votos nas câmaras, onde precisava de 2/3 dos votos para revogar o veto do governador. Na câmara baixa a votação foi de 100 a favor e 49 contra, exactamente o mínimo necessário para aprovar a lei, já no Senado a votação foi mais expressiva com 23 contra 5.

O Vermont foi o primeiro estado dos E.U.A. a legalizar uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, em 1 de Julho de 2000. Junta-se agora ao Connecticut, Massachusetts e Iowa no casamento civil com uma significativa diferença: no Vermont foi o poder legislativo que tomou a decisão, enquanto nos casos anteriores a decisão foi do poder judicial.

A lei entra em vigor em 1 de Setembro de 2009.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal