Pesquisa:
 

Quarta-feira, 7 Março 2007 16:13

PORTUGAL
Patrono João Paulo II gera discórdia nos Prémios Portucale



O regulamento dos Prémios Portucale/Cidade Gaia foi aprovado por maioria na Assembleia Municipal (AM) Gaia, com cinco abstenções da CDU e do Bloco de Esquerda e com 43 votos favoráveis do PS e da coligação PSD/CDS-PP/Independentes.


O patrono do Prémio Portucale/Cidade Gaia de Solidariedade Social – João Paulo II – não reuniu consenso. O deputado da CDU, Jorge Sarabando, elogiou as escolhas de Eça de Queirós, Teixeira Lopes e Edgar Cardoso para patronos, respectivamente, dos prémios de Literatura, Artes Plásticas e Ciência, Tecnologia e Inovação. Contudo, manifestou o desacordo com as escolhas de João Paulo II e de Victor Cunha Rego para patronos dos prémios de Solidariedade Social e de Jornalismo e Comunicação, enunciando os nomes de Alberto Andrade e de Raul Rêgo. E considerou que “este conjunto de prémios é ambicioso e oneroso” face “aos sacrifícios pedidos aos munícipes”. A discussão aqueceu com a intervenção do BE. Eduardo Pereira discordou de “João Paulo II”. Ele “marcou negativamente o Século XX”, considerou o bloquista, relembrando as posições do antigo papa em matéria de IVG e preservativo. Eduardo Pereira propôs a figura do Padre Luís e a CDU associou-se à proposta. Contudo, a alteração não foi aceite pelo executivo.

O deputado do PSD, António Rocha, sublinhou que foi João Paulo II “pediu desculpas pelas atrocidades cometidas pela igreja”.

Eduardo Pereira retorquiu que “também deveria ter pedido desculpas ao homossexuais e aos infectados com Sida” e frisou que a questão “nada tem que ver com questões religiosas”.

O presidente da câmara em exercício, Firmino Pereira, recusou-se a “entrar em polémica” e salientou que a autarquia está à procura de empresas que suportem os encargos com os prémios ao abrigo da lei do mecenato. Os prémios serão entregues, pela primeira vez, no Dia do Município.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal