Pesquisa:
 

Terça-feira, 6 Dezembro 2011 20:58

BÉLGICA
Toma posse primeiro chefe de governo da união europeia abertamente homossexual



Elio di Rupo, líder do Partido Socialista da Bélgica, foi nomeado primeiro-ministro, tornando-se primeiro chefe de governo da União Europeia abertamente homossexual.


Termina assim um impasse de 540 dias sobre quem iria liderar o país. Di Rupo, de 60 anos, ex-professor de química e presidente de câmara, afirmou publicamente a sua homossexualidade em 1997 em resposta a perguntas da imprensa.

Di Rupo é também o primeiro francófono a dirigir a Bélgica em 32 anos e marca uma vitória socialista numa série de vitórias de centro-direita no resto da união europeia.

O novo gabinete será composto por 13 ministros, incluindo Di Rupo. E o país prepara-se para medidas de austeridade, em declarações a semana passada, enquanto preparava o novo governo, disse: "Minhas primeiras palavras são para os cidadãos. Eu quero agradecer-lhes pela sua paciência. Juntos, precisamos de arregaçar as mangas e fazer o país sair da crise."

Di Rupo além de ser líder do Partido Socialista de língua francesa da Bélgica é presidente da câmara de Mons. Foi professor de química, e estudou em Mons e Leeds, em Inglaterra, e é conhecido por andar sempre com um laço vermelho.

Nasceu em 1951 sendo o sétimo filho de uma família muito pobre de imigrantes. Tem uma fixação pela forma física tendo referido que faz muitos abdominais antes de discursos importantes: "Eles são essenciais, é o que mantém o corpo em forma". Embora tenha referido a sua homossexualidade aos jornalistas ele é em geral muito discreto relativamente à sua vida pessoal.

Marcadores/Tags:

#bélgica #gay #família ano 2011

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal