Pesquisa:
 

Quinta-feira, 6 Outubro 2016 20:19

PORTUGAL
Queer Porto 2 - resumo dia 1



Como falar do filme KIKI, o documentário com Sara Jordeno e Twiggy Pucci Garcon, entre outros.


As sessões de Ballroom, as coreografias inspiradas no Vogue de Madonna, os exorcismos identitários no palco de eles e elas mesmas e das suas vidas de expulsão de casa, da rua onde foram crianças, e dessa condição tiveram de fugir em busca da sobrevivência a uma sociedade, a uns pais, vizinhos, uma sociedade que fechada numa caixa de normas impostas eles e elas não encaixam.

Kiki é o documentário que todos deviamos ver, quem sabe traduzido em todas as línguas de forma clara para que todos entendêssemos que o mundo tem tanto que apreender para viver em harmonia com a realidade de cada uma e cada um, e válida na construção deste mesmo mundo que é de todos. Kiki fala-nos das grupos LGBTQ "não-brancos" que se reúnem no paredão da Christopher Street, mas mais que isso fala-nos de uma comunidade que se faz família, que se apoia, que encaminha, que luta politica e artisticamente pelo direito ao respeito pela individualidade de cada um. Kiki é um documentário poderoso que mostra a realidade de quem sobrevive às fobias sociais com base na cor da pele, do género, da orientação sexual, até do dress code.

Mas este foi o filme do fim de tarde, a sessão de abertura oficialmente foi um pouco mais tarde. Os espetadores foram chegando e com algum atraso deram início à sessão de abertura, fazendo os devidos agradecimentos entre instituições e seguiu-se o filme de abertura “La Vanité”. Como falar sobre eutanásia de forma descontraída e até com humor? O realizador Lionel Baier consegue o truque com elegância e, (só) aparente, facilidade. Um filme que mostra a firmeza de quem desde mundo quer partir com dignidade, e daqueles que pelas mais diversas razões, lhes recusam auxílio para esse fim. Carmen Maura, que conheceremos do filme “Reinas” entre tantos outros que participou pela mão de Almodôvar, desempenha aqui um papel extraordinário de uma mulher que vê em David Miller, aquele que procura a morte assistida, forma de se redimir por nunca ter tido a coragem de ajudar outros.

O Queer Porto 2 continua com uma agenda que circula entre a Mala Voadora, o Rivoli, o espaço Wrong Weather e os Maus Hábitos até ao próximo domingo, ver tudo em www.queerporto.pt .

João Paulo, editor PortugalGay.pt

Fotos

Ver fotos do primeiro dia de cinema e da inauguração da exposição New Queer Cinema

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2016)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal