Pesquisa:
 

Quarta-feira, 6 Agosto 2014 14:03

CANADÁ
Marcha trans mostra uma forma alternativa de celebrar o orgulho



A comunidade transgénera de Vancouver já organiza Prides e protestos ao longo do ano e em vários sítios da cidade desde 1998, e apesar da marcha a realizar na sexta-feira ser mais recente, a sua génese vem desses encontros.


A Marcha da Celebração a Liberação Trans, Dois-espíritos e Genderqueer celebra-se na sexta-feira antes do Festival Vancouver Pride. Começou em 2010, e segue o modelo da Dyke March da cidade. Segundo Shannon Blatt, uma das fundadores do coletivo que organiza o evento, isto significa que “organizamo-nos sozinhxs, em nome próprio, a partir e para a nossa própria comunidade, mas não em oposição a outras comunidades.”

Recusam-se a comprar autorizações ou a pagar o policiamento. No entanto Blatt afirma que nunca tiveram problemas com a polícia, e que a polícia costuma aparecer – sem convite – para ajudar no controlo do trânsito.

Tara Chee, outra mulher trans membro da organização diz que o evento existe como forma de dar voz a uma comunidade que pode não encontrar o seu espaço no Pride maior, e por isso não estão ligados à organização do Vancouver Pride. No entanto tanto Chee como Blatt afirmam que não são contra o pride, e que já marcharam e planeiam continuar a marchar na marcha maior.

Por outro lado, a Vancouver Pride Society parece sentir o mesmo pela marcha trans, que faz parte do calendário dos eventos relacionados com o pride no site oficial. Blatt reforça a importância da marcha trans “É um símbolo importante. Mostra que a comunidade se está a organizar, a reunir-se em número, a apoiar-se a si mesma, a amar-se a si mesma, e que está comprometida em ser visível, barulhenta e orgulhosa, ocupando o espaço público.” A marcha tem crescido desde que surgiu, e espera-se que este ano atinja os 300 participantes.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal