Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Domingo, 6 Julho 2008 02:01

HUNGRIA
Violência contra marcha do orgulho lgbt



A polícia teve de recorrer a canhões de água e g]as lacrimogéneo para controlar extermistas que atacaram a marcha do orgulho lgbt em Budapeste.


Centenas de desordeiros de extrema-direita lançaram cocktails molotov e pedras contra a polícia que tentou proteger a integridade física dos participantes da marcha. Alguns ovos e petardos atingiram participantes na marcha.

A polícia deteve 45 pessoas segundo fontes oficiais. Pelo menos oito pessoas foram feridas nos confrontos incluindo dois polícias.

Entre os manifestantes encontrava-se o membro do Parlamento Europeu Katalin Levai. Uma pedra partiu o vidro do veículo mas sem mais consequências.

"É escandaloso e vergonhoso que cerca de 20 anos após a mudança de regime, isto é o que temos ... esta intolerância", disse Levai à Reuters. "Esta (violência) é triste", disse o editor Istvan Ruzsacz de 32 anos, que fez parte da marcha. "As pessoas simplesmente não aceitam que os homossexuais existem e usam isto como uma oportunidade para se promoverem a si próprias."

A Hungria aprovou no ano passado uma lei que irá reconhecer uniões civis registadas para casais do mesmo sexo a partir de 2009.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2008)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal