Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Quinta-feira, 6 Abril 2017 15:40

SANTA SÉ
Primeiro-ministro e marido em visita oficial



O Papa acolheu o único líder abertamente gay do mundo em funções e seu marido ao Vaticano.


O primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, e seu marido Gauthier Destenay, jutaram-se a outros chefes de governo europeus pelo 60º aniversário da assinatura do Tratado de Roma no mês passado.

O casal, que entrou em uma parceria civil em 2010 e se casou em 2015, após a legalização do Luxemburgo da igualdade no casamento, foi recebido pelo arcebispo Ganswein, secretário pessoal do Papa Bento XVI, quando chegaram à sede da Igreja Católica.

Bettel juntou-se mais tarde a outros líderes enquanto se reuniam com o Papa, twittando depois: "Foi um grande prazer e honra para mim e Gauthier ser recebidos pelo líder da Igreja Católica".

Vaticano não é gay-friendly

Apesar das boas-vindas oferecidas a Mattel e seu marido, em 2015 a França foi forçada a retirar sua nomeação para embaixador no Vaticano depois que o funcionário da cidade-estado se recusou a confirmar a nomeação porque era gay.

O próprio Papa Francisco tem tido um discurso ambíguo por um lado defendendo o respeito de gays e lésbicas mas por outro recusando qualquer equiparação (legal ou outra) das relações de casais do mesmo sexo aos casais de sexo oposto.

Poucos líderes abertamente homossexuais

Bettel tornou-se o primeiro primeiro-ministro abertamente gay do Luxemburgo quando assumiu o cargo em 2013.

Ele é apenas o terceiro chefe de governo abertamente gay do mundo, depois do ex-primeiro-ministro da Islândia, Jóhanna Sigurðardóttir, e do ex-primeiro-ministro da Bélgica, Elio Di Rupo, e atualmente é o único líder abertamente em funções.

O Luxemburgo é também o único país do mundo a ter um primeiro-ministro homossexual e vice-primeiro-ministro, Etienne Schneider.

SANTA SÉ: Primeiro-ministro e marido em visita oficial

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal