Pesquisa:
 

Quarta-feira, 6 Abril 2011 16:18

CHILE
Ainda não se sabe se Censos 2012 terá perguntas sobre orientação sexual



Depois da surpresa da CNPD impedir o processamento de dados sobre orientação sexual no Censos 2011 em Portugal, o Chile ainda está a pensar sobre o que vai fazer no seu Censos em 2012.


Desde 2002 que organizações LGBT têm vindo a pedir a inclusão de questões sobre orientação sexual no grande questionário nacional neste país com quase 18 milhões de habitantes.

Segundo o MOVIH (Movimiento Chileno de Minorias Sexuales) as diversas pessoas LGBT poderão ter atitudes diferentes a este tipo de perguntas de acordo com a sua realidade pessoal e o ambiente em que estão inseridas.

No entanto, para a MOVIH, "há uma percentagem que está disposta a falar e é importante que estas consultas existam, também para que o estado possa ter consciência desta realidade." Segundo a organização o facto de não fazer estas perguntas "só ajuda a perpetuar a discriminação e a invisibilidade", reforçando que "A discriminação não se combate com mais discriminação"

A MOVIH conclui que para que tais perguntas possam ter respostas realistas é importante garantir a privacidade das pessoas, quer em termos do nome quer em termos de identificação através de números como o caso do cartão de cidadão.

Recorde-se em que Portugal a Comissão Nacional de Protecção de Dados proibiu o Instituto Nacional de Estatística de utilizar os dados de duas perguntas do Censos 2011 que podem estar relacionadas com a orientação sexual. A CNPD justifica a decisão pelo caracter sensível dos dados. Ao contrário da resposta sobre religião as perguntas agora anuladas eram de resposta obrigatória.

Outras questões que estão a ser analizadas para o18º Censos no Chile incluem-se a utilização de redes sociais, email, internet e até utilização de energias renováveis. Os questionários estão em processo de revisão até setembro de 2011.

CHILE: Ainda não se sabe se Censos 2012 terá perguntas sobre orientação sexual

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal