Pesquisa:
 

Quarta-feira, 6 Março 2013 19:55

AUSTRÁLIA
Polícia acusada de brutalidade durante evento gay



O famoso Mardy Gras de Sydney está marcado por um vídeo em que se vê uma agressão policial sobre um jovem.


A cidade de Sydney mundialmente conhecida pela sua actividade gay-friendly é célebre também pelo Mardi Gras que atrai milhares de turistas à ciddade.

Mas a edição deste ano do Mardi Gras onde a exuberância é tónica, está agora nos escaparates noticiosos por uma acusação de brutalidade policial sobre um jovem homossexual.

O Jamie Jackson de 18 anos, foi forçado a descer uma escada de forma agressiva e mais tarde terá sido pisado por um agente que lhe colocou a bota nas costas.

E tudo registado num vídeo amador, que mostra a brutalidade do polícia sobre o jovem que terá sofrido ferimentos graves na cabeça.

As pessoas presentes refutaram as alegações da polícia de que Jackson terá resistido à detenção. Diz uma das testemunhas “o polícia agarrou o jovem pela garganta e bateu com a cabeça dele no asfalto e depois ficou sangue por todo o chão”.

Mesmo tendo em conta as alegações da polícia que em tribunal defenderá a tese de resistência à detenção e que terá usado linguagem ofensiva e até mesmo agredido o polícia em causa, a verdade é que no vídeo amador não é visível que Jackson tenha tido qualquer das atitudes referidas pela polícia.

O pai de Jackson ficou chocado quando viu o vídeo na telvisão: "ele não é uma jovem grande e, vê-lo a ser atirado como um boneco de trapos e depois pisado deixou-me muito abalado”

O assistente do comissário da policia, Mark Murdoch diz que, o que o vídeo mostra será uma pequena parte de um incidente maior, que vai ser devidamente investigado internamente. Ao mesmo tempo a polícia declara "esta é uma questão que a policia de Nova Gales do Sul está a levar muito a sério. Nós não somos uma organização de terceiro mundo. Estamos muito bem referenciados por esta comunidade (LGBT)".

O co-presidente do Mardi Gras, Peter Urmson, classificou o filme de "repugnante" mas mostrou-se satisfeito pelo anúncio de que a polícia vai investigar a situação.

Peter lembrou “o Mardi Gras nasceu da brutalidade policial há 35 anos e é irónico que naquela noite era a celebração de quão longe estávamos desse momento, e mostrávamos como esta comunidade trabalha em conjunto com outras partes da comunidades”

O Mardi Gras é hoje um dos maiores eventos de Sydney rendendo à cidade consideráveis verbas uma vez que atrai milhares de visitantes, fazendo desta cidade e deste evento um dos mais conhecidos do mundo.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal