Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Quinta-feira, 6 Março 2008 16:53

REINO UNIDO
Brown enfrenta protestos de ministros católicos por lei sobre embriões



O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, enfrenta uma rebelião dos membros católicos de seu Governo em torno do projeto de lei trabalhista sobre pesquisa embrionárias e fertilidade, informa hoje o jornal "Daily Telegraph". O Governo trabalhista pediu a seus deputados disciplina de voto no tema e os ministros do Governo estão normalmente sujeitos à responsabilidade coletiva na hora de votar um projeto de lei governamental. No entanto, segundo o periódico, três ministros católicos, Des Browne (Defesa), Ruth Kelly (Transportes), e Paul Murphy (ministro para Gales), ameaçam não aceitar a decisão. O projeto de lei, que será submetido à votação no Parlamento nos próximos dois meses, autorizará a criação de embriões híbridos mediante a injeção de células ou DNA de animais em embriões humanos ou de células humanas em óvulos de animais, tudo isso com fins de pesquisa. A proposta permitirá também a um casal de lésbicas que tenha contraído união civil se tornar pais legais de uma criança. Com isso, as clínicas especializadas não precisarão exigir que haja um pai antes de oferecer um tratamento de fecundação in vitro.


O primeiro-ministro e o titular de Saúde, Alan Johnson, insistem em que a lei é vital para a pesquisa de novos tratamentos que permitam curar doenças como a fibrose cística ou a doença dos neurônios-motor.

A Igreja Católica se opõe, no entanto, à criação de embriões híbridos.

Brown tinha pensado na possibilidade de deixar liberdade de voto a seus correligionários em alguns aspectos específicos, mas isso teria enfurecido alguns deputados que votaram lealmente com o Governo em outros temas, apesar de não concordarem.

A rebelião no seio do Executivo pelas objeções de três de seus ministros obrigou o líder trabalhista a buscar uma solução, diz o periódico.

Uma opção que está sendo cogitada é a de permitir aos deputados se abster no dia da votação, mas isto não satisfaz os parlamentares católicos mais devotos, que querem votar contra ou propor emendas.

EFE jr/db

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2008)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal