Pesquisa:
 

Terça-feira, 5 Setembro 2017 21:31

PORTUGAL
Tudo sobre o Queer Lisboa 21



O Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa continua a inovar na edição deste ano que decorre de 15 a 23 de Setembro


São 90 filmes de 32 países. Além da Retrospetiva dedicada à artista multimédia Shu Lea Cheang, a ter lugar no Cinema São Jorge e no MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, e da muito aguardada estreia do filme God’s Own Country, do britânico Francis Lee, na Noite de Abertura, o Queer Lisboa 21 vai acolher muitas mais surpresas e convidados internacionais.

Dos 32 países presentes, os EUA são o mais representado, com 21 filmes. A Alemanha e a França estão representados, em ex-aequo, com 12 filmes cada, seguindo-se o Brasil, com 10 filmes.

As competições do Queer Lisboa 21 são compostas não só pelas narrativas e temas “clássicos” do cinema queer, mas também por filmes que falam de religião, migrações, racismo, fronteiras, deficiência, política, ao mesmo tempo em que arriscam transdisciplinaridades, rompem cânones do cinema de género, abraçam novas linguagens audiovisuais e novos modelos de relação do espectador com essas linguagens. De volta estão, assim, as Competições de Longas-Metragens, Documentários, Curtas-Metragens, In My Shorts e Queer Art.

A secção Panorama ganha este ano um novo fôlego com a exibição de oito filmes: quatro ficções e quatro documentários. Destaque para 1:54, do canadiano Yan England, que estará em Lisboa, numa colaboração com a Embaixada do Canadá em Portugal. O filme é protagonizado por Antoine-Olivier Pilon (o protagonista de Mommy, de Xavier Dolan). Quand On A 17 Ans, de André Téchiné, um dos mais aclamados realizadores do cinema pós-Nouvelle Vague, terá a sua antestreia nacional no Queer Lisboa.

Já a secção Hard Nights terá em destaque Colby Keller, um dos mais populares atores porno da atualidade, bem como filmes recentes de Koichi Imaizumi, Sky Deep, Marit Östberg e Francy Fabritz.

A música volta com a secção Queer Pop, com um programa centrado na obra de George Michael e outro focado nos novos valores da música queer do Brasil.

O Queer Lisboa 21 terminará com a exibição da Noite de Encerramento do muito aplaudido Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert, premiado na Berlinale em 2016.

Durante o festival vão ainda realizar-se várias festas. A Festa de Abertura terá lugar no clube Fontória e contará com a música do trio Asneira (António Almada Guerra, João Villas-Boas e Tiago Pinhal Costa). No dia 21, o Queer Lisboa associa-se ao coletivo Groove Ball para uma festa no Rive-Rouge, enquanto um dia depois a festa será feita no clube Construction, onde estará presente Colby Keller. A Festa de Encerramento realiza-se no Titanic Sur Mer e nela vão passar música Sky Deep e Simºne.

Mais informações em www.queerlisboa.pt .

PORTUGAL: Tudo sobre o Queer Lisboa 21

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal