Pesquisa:
 

Quarta-feira, 5 Setembro 2012 23:56

PORTUGAL
Festival de Cinema Gay e Lésbico apresenta 16ª edição



QueerLisboa16 apresentou-se hoje ao público em conferência de imprensa que decorreu no Hotel Florida, em Lisboa.


Presentes estiveram João Ferreira, director artístico do QueerLisboa, Ana David da direcção e João Romãozinho programador do QueerLisboa16, bem como Dr Manuel Veiga em representação da Vereação da Cultura da CML.

Durante a conferência de imprensa foram apresentados o Júri Internacional, convidados oficiais, patrocinadores, eventos paralelos do QueerLisboa16, bem como toda a programação deste ano que conta com 91 filmes.

O QueerLisboa16 abre as suas portas já no próximo dia 21, sexta-feira, no Cinema São Jorge, com a apresentação do filme Weekend, realizado no Reino Unido por Andrew Haigh.

Já o encerramento poder-se-á dizer que é uma noite de oscarizadas: falamos das actrizes Brenda Fricker e Olympia Dukakis, que protagonizam o filme Cloudburst, realizado no Canadá por Thom Fitzgerald.

Este ano Portugal está também destacada no festival. Embora os EUA estejam na frente no número de filmes com 20 projecções, em segundo lugar podemos contar com o Brasil, que de ano para ano vem aumentando a sua participação e este ano que se celebra o ano do Brasil em Portugal, o QueerLisboa16 organizou também uma sessão especial, o Queer Brasil.

A legendagem em Português estará de volta e disponível em todos os filmes que passarem na sala Manoel de Oliveira, teremos também dois workshops, um de Dança e Video outro de Análise e Crítica de Cinema.

Especial destaque para as novas sessões como o Queer Focus dedicada este ano à comunidade LGBT de surdos.

O prémio do público, que já era tradição nas curtas-metragens é agora alargado ás três competições. E um novo galardão a ser atribuído à Melhor Curta-Metragem Portuguesa: o Prémio Pixel Bunker.

Com um orçamento de mais de 180'000 EUR, esta edição do QueerLisboa16 decorrerá no cinema São Jorge entre os dias 21 e 29 de Setembro.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal