Pesquisa:
 

Segunda-feira, 5 Setembro 2011 23:56

MÚSICA
Freddie Mercury faria 65 anos hoje



Freddie Mercury nasceu em 5 de Setembro de 1946 em Zanzibar, faria 65 anos hoje.


Nasceu a 5 de Setembro em Stone Town um jovem que se revelou uma das vozes mais conhecidas de sempre. Filho de pais indianos, foi baptizado com o nome Farrokh Bulsara.

Bulsara inicia a sua ligação à música ao ter aulas de piano na escola Inglesa St. Peter Boarding School, perto de Bombaim, India. Já no Reino Unido, o jovem bastante introspectivo diplomou-se em Design Gráfico e Artístico. Na faculdade conhece o baixista Tim Staffell, que apresenta Bulsara à sua banda de nome Smile.

Em 1970 Tim abandona a banda e Bulsara torna-se vocalista da banda ao lado Brian May (guitarrista) e Roger Taylor (baterista), que rebaptizaram a banda chamando-lhe agora "Queen". A palavra em Inglaterra tinha triplo significado: podia indicar a Rainha (como a Rainha de Inglaterra), podia indicar alguém com um ego do tamanho do mundo, ou ainda um homem homossexual.

Bulsara que desde os tempos de escola era chamado de Freddie, acrescenta-lhe Mercury distanciando-se assim do apelido com conotação étnica. Ainda em 1970 conhece Mary Austin com quem viveu cinco anos e com ela assume a sua orientação sexual como bissexual. Amigos até ao fim, Mary foi inspiração para a canção "Love of My Life".

Freddie foi o autor desta e muitas outras letras dos Queen, músicas tão conhecidas como "We Are The Champions", tantas vezes usada como hino de vitoria em acontecimentos desportivos. Freddie e os Queen tiveram um estrondoso sucesso nos anos 70 e 80 sendo este ano mais forte, enchendo estádios de futebol por todo o mundo. Os Queen conseguiram combinar diversos estilos e não se inibiram de inovar quer nas apresentações ao vivo quer nas próprias músicas. Exemplo dessa inovação a Bohemian Rhapsody que além dos seus 6 minutos de duração era uma verdadeira peça operática adaptada ao Rock. Freddie teve também a capacidade de ir ainda mais longe que os Queen com o sucesso Barcelona gravado com Montserrat Caballé em 1988.

Nos anos 90, após Freddie ter ficado bastante doente e começar a aparecer menos vezes em público, surge o rumor de que estaria infectado com o vírus da imunodeficiência humana (VIH/Sida), rumor que o próprio confirmaria oficialmente um dia antes de morrer, a 24 de Novembro de 1991 na sua casa, que Freddie tinha baptizado de Garden Lodge, propriedade que vem a ser herdada por Mary Austin.

Freddie Mercury deixava assim o mundo aos 45 anos vitima da doença que dizimou milhões por todo o mundo.

O mundo chorou a sua partida, a partida daquele que por muitos foi considerado uma das melhores vozes de todos os tempos, deixou-nos a voz, a energia e a imagem extravagante de um artista completo.

Freddie foi cremado e as suas cinzas lançadas no lago Genebra na Suiça. Hoje Freddie Mercury (Farrokh Bulsara) faria 65 anos, faz no próximo dia 24 de Novembro 20 anos que nos deixou.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal