Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Terça-feira, 5 Fevereiro 2013 23:37

REINO UNIDO
Câmara dos Comuns aprova igualdade no casamento



Por esmagadora maioria, a Câmara dos Comuns aprovou um projeto de lei que legaliza o casamento para gays e lésbicas.


A Câmara aprovou o projeto de lei aplicável a Inglaterra e Gales com uma votação de 400 a 175. O projeto é apoiado pelo primeiro-ministro David Cameron e tem grandes possibilidades de se tornar lei embora enfrente uma feroz contestação na Câmara dos Lordes.

O Reino Unido já tinha uma lei de Parcerias Civis específica para casais do mesmo sexo e com praticamente todos os direitos do casamento civil excepto o nome e a forma da cerimónia.

No entanto esta pequena diferença era fortemente contestada por dar a ideia de que os casais do mesmo sexo não tinham o direito ao mesmo estatuto social dos casais de sexo oposto. E a questão ultrapassava a mera questão do nome: Portugal, por exemplo, embora tenha igualdade no casamento não reconhece as Parcerias Civis do Reino Unido como casamentos, precisamente por terem um nome legal distinto.

O projecto segue agora para a Câmara dos Lordes onde se espera um acesso debate. O debate tem acontecido também dentro do próprio partido de Cameron onde diversos se mostraram "muito preocupados" e 136 deputados votaram contra a medida.

E esta divisão não tem sido vista com bons olhos pela opinião pública que, embora defenda com larga maioria a igualdade no casamento, não a classifica como prioritária nas medidas legislativas importantes para o país.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal