Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Sábado, 4 Dezembro 2010 00:31

FUTEBOL
Escolha da FIFA para Mundiais de 2018 e 2022 gera polémica



A escolha de dois países com uma folha nada limpa em termos de direitos LGBT para os mundiais de futebol de 2018 e 2022 gerou protestos por parte de activistas.


O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela Federação Internacional de Futebol, FIFA, na Suíça e já se fala que as duas candidaturas têm dois pontos em comum: rios de dinheiro para investir no evento e um registo de homofobia institucionalizada.

No Qatar, a homossexualidade é considerada crime e pode levar à cadeia. Já na Rússia o Pride de Moscovo foi proibido todos os últimos quatro anos e diversos activistas foram alvo de perseguição sistemática por parte das autoridades.

E não é só a questão LGBT que incomoda os activistas. Questões base de direitos humanos como a liberdade de imprensa e direitos das mulheres parecem ter sido completamente ignoradas na selecção da FIFA.

“Apesar de o aparente comprometimento com os valores humanitários e a promoção global da solidariedade por meio do futebol, a FIFA está enviando uma mensagem clara e em bom tom de que os direitos humanos da comunidade LGBT não fazem parte de sua agenda”, afirmou o grupo de futebol inglês The Justin Campaign.

FUTEBOL: Escolha da FIFA para Mundiais de 2018 e 2022 gera polémica

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal