Pesquisa:
 

Sexta-feira, 4 Novembro 2011 12:55

REINO UNIDO
Locais de culto vão poder realizar cerimónias de união civil de gays e lésbicas



Cerimónias de parceria civil para casais do mesmo sexo podem ser realizadas em locais de culto na Inglaterra e no País de Gales, anunciou a Ministra da Igualdade, Lynne Featherstone no Parlamento do Reino Unido esta quarta-feira.


"O governo está a avançar na igualdade para pessoas LGB (lésbicas, gays, bissexuais) e garantindo a liberdade de religião para pessoas de todas as fés. Nenhum grupo religioso será forçado a realizar uma parceria civil, mas para aqueles que desejarem fazê-lo este é uma importante passo em frente", disse.

O casamento entre pessoas do mesmo sexo não é possível legalmente no Reino Unido neste momento. Desde 1994 que é possível a realização de parcerias civis com quase todas as protecções legais do casamento com excepção da forma da cerimónia e do nome da união. Entre as situações em que as proteções legais destas uniões são diferentes do casamento está o reconhecimento no estrangeiro: em Portugal, que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, estas uniões não podem ser convertidas em casamento.

Ativistas dos direitos LGBT já vieram recordar que embora a mudança legal seja bem vinda falta a mudança por parte das entidades religiosas. Na prática a maioria dos locais não irá realizar cerimónias de união entre pessoas do mesmo sexo pois são contra estas uniões por motivos religiosos. Por outro lado recordam que o casamento ainda não existe para os casais de gays e lésbicas no Reino Unido e acusam o governo de ser inconsistente.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal