Pesquisa:
 

Sábado, 4 Agosto 2012 19:27

AUSTRÁLIA
Tasmânia avança com igualdade no casamento



O estado da Tasmânia na Austrália pode vir a ser o primeiro estado deste continente a ter aprovada lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo.


Quem faz esta declaração é Lara Giddings, representante máxima do estado da Tasmânia, que adianta que tal poderá acontecer ainda este ano.

A redacção da lei deverá ainda permitir que casais de outros estados possam casar na Tasmânia o que, segundo Giddings, seria uma forma de levar outros estados e até o próprio país a aprovar a mesma lei para toda a Austrália.

Quando em 2004 a lei do casamento foi alterada pelo então primeiro-ministro John Howard, definindo o casamento entre um homem e uma mulher, abriu caminho para o argumento que dessa forma a lei não cobria os casais do mesmo sexo, e por isso os diferentes estados que fazem parte da Comunidade da Austrália ficaram livres de legislar nesse sentido.

A questão irá mesmo assim a votos a nível federal em breve, mas as probabilidades de ser aprovada são pequenas.

Neste momenot 11 países - Portugal, África do Sul, Argentina, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Islândia, Noruega, Países Baixos e Suécia reconhecem o casamento para gays e lésbicas, assim como alguns estados do México e os EUA. No Brasil este direito tem vindo a ser reconhecido por via judicial.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal