Pesquisa:
 

Domingo, 4 Julho 2010 21:40

REINO UNIDO
Celebração de 40 Anos



O Pride de Londres celebrou os 40 anos da Gay Liberation Front, o grupo que organizou a primeira marcha do Orgulho LGBT da cidade.


Tal como em Madrid o governo fez-se representar pela Ministra da Igualdade, neste caso Lynne Featherstone. Também se fez representar o Presidente da Câmara de Londres, que afirmou ser possível com a nova conjuntura política no país a aprovação da igualdade no casamento. Neste momento os casais do mesmo sexo tem acesso à união civil que é praticamente igual ao casamento no Reino Unido excepto no nome e na forma de formalizar a união.

Esta edição foi marcada também pela proposta de lei que irá permitir aos casais do mesmo sexo poderem incluir elementos religiosos nas suas uniões civis. Sinal da mudança um grupo de cerca de cem Cristãos participou na marcha com slogans como "Christian and Proud" (Cristão e Orgulhoso) ou a citação Bíblica "No fear in love" (No amor não há medo, João 4:18). Depois da parada foi realizado um serviço religioso numa igreja. A presença do grupo Cristão foi organizada por uma coligação de grupos pró-LGBT que inclui Changing Attutide, Courage UK, Evangelical Fellowship of Lesbian and Gay Christians, e o Lesbian and Gay Chrstian Movement.

A marcha percorreu a cosmopolita Baker Street até à Trafalgar Square com muitos decibéis e terminou numa festa no bairro do SoHo centro dos locais LGBT da cidade. Cerca de um milhão de pessoas participaram nos eventos.

Em 2012 a cidade que receberá os Jogos Olímpicos de Verão também será sede do WorlPride altura em que esperam concentrar um número recorde de participantes.

REINO UNIDO: Celebração de 40 Anos

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal