Pesquisa:
 

Quarta-feira, 4 Junho 2008 19:09

EUA
Maioria defende que casamento gay é uma decisão privada



Sondagem conclui que 6 em cada 10 americanos defende que o governo não deve regulamentar se gays e lésbicas podem casar-se com quem escolherem.


No momento em casais do mesmo sexo casais fazem fila para obter licenças de casamento na Califórnia em 17 de Junho uma sondagem USA TODAY/Gallup conclui que 63% dos adultos afirmam que casamento entre pessoas do mesmo sexo é "uma decisão estritamente privada" entre duas pessoas.

Que o governo tem o direito "de proibir ou permitir que" tais casamento foi defendido por 33% e 4% não tinham opinião.

O estado da Califórnia vai realizar um referendo em 4 de Novembro para alterar a sua Constituição e definir casamento como uma união "entre um homem e uma mulher". Se a medida for aprovada irá contrariar a decisão do Supremo Tribunal em Maio que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Depois de Massachusetts em 2004, já 11 estados dos EUA referendaram questões similares.

Resultados da sondagem:

A maioria dos inquiridos em todos os níveis de escolaridade e rendimentos defende que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é "estritamente privado." Em particular, destacam-se:

Todos os grupos etários com excepção das "65 e mais velhos": 18 a 29 (79%), 30 a 49 (65%), 50 a 64% (62%) e 65 e mais velhos (44%).

Relativamente a candidatos à presidência. Para os que ocupam posições favoráveis para John McCain, 55% dizem casamento é uma decisão privada; para Barack Obama 75%, e para Hillary Clinton 69%. Todos os três candidatos são contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, embora Obama e Clinton sejam a favor de uniões civis.

Entre as pessoas que afirmaram ter um parente, amigo ou colega de trabalho que lhes disse pessoalmente que era homossexual ou lésbica (73%).

Por outro lado, o apoio à regulamentação governamental do casamento entre pessoas do mesmo sexo veio de pessoas que afirmam: Frequentar serviços religiosos semanalmente (56%); São republicanos (56%); São politicamente conservadores (54%).

Ainda assim, existem formas de casamento que a esmagadora maioria dos americanos querem ver regulamentada: 66% dizem que a poligamia não deve ser uma decisão estritamente privada; 78% dizem o governo deve regulamentar casamentos envolvendo alguém de 16 anos.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2008)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal