Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Segunda-feira, 4 Junho 2007 10:20

LETÓNIA
Gays da Letónia afirmam que o amor e a igualdade são direitos humanos



Activistas dos direitos gay desfilaram ontem pelas ruas da capital da Letónia, Riga, a maior cidade báltica, apesar de uma forte reacção dos sectores mais conservadores da sociedade.


Alguns dos manifestantes de toda a Europa que se concentraram naquela urbe de 770.000 habitantes ergueram dísticos em que se dizia que "O amor é um direito humano", "A igualdade é um direito humano" e "Nada de ódios, amamos a Letónia".

No ano passado, uma reunião informal de defensores dos direitos dos homossexuais naquele mesmo país da União Europeia atraíra uma manifestação de contestatários, alguns dos quais lançaram ovos e até mesmo excrementos contra os participantes na iniciativa.

Por isso mesmo, o desfile de ontem decorreu por entre enormes medidas de segurança, num parque vedado, para que não se repetissem as cenas de falta de civismo do ano anterior. Participaram cerca de 500 pessoas, que apesar da existência de dois cordões de polícia ainda chegaram a ser alvejadas com um saco de tinta e alguns petardos.

Eurodeputados, o ministro sueco da Imigração, Tobias Billstrom, e políticos da Noruega e da Dinamarca fizeram questão de estar presentes na manifestação, num gesto de solidariedade, e ouviram-se as notas de All You Need Is Love, dos Beatles.

"O facto de este ano se ter podido organizar o desfile demonstra que já houve uma melhoria, mesmo que tivesse sido necessário restringi-lo a um parque", comentou o eurodeputado espanhol Raúl Romeva Rueda, da Iniciativa per Catalunya - Verds (ICV).

(por Jorge Heitor)

Marcadores/Tags:

#letónia #gay #polícia ano 2007

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal