Pesquisa:
 

Quinta-feira, 4 Maio 2006 11:07

PORTUGAL
Pílula do dia seguinte em risco



A decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa de emitir uma providência cautelar que suspenda a venda livre da pílula do dia seguinte Norlevo 1.50 foi adiada para segunda-feira.


O Tribunal ouviu, ontem, os argumentos de vários especialistas para avalaiar o pedido de retirada do mercado do fármaco.As audições surgem no âmbito de uma providência cautelar requerida pela Associação Mulheres em Acção (AMA), que consdiera existir, com a venda daquele fármaco, violação dos direitos das adolescentes à informação e à saúde. Para a AMA, "milhares de raparigas com menos de 16 anos estão a tomar o medicamento (autorizado pelo Infarmed) sem conhecerem os riscos que isso implica".

Este pedido surge na sequência de uma comparação, feita pela associação, do mesmo medicamento à venda noutros países. Permitiu verificar que, em "Portugal, os folhetos do medicamento não vinham com as mesmas contra-indicações".

A decisão de adiara a decisão foi contestada por Alexandra Tété, dirigente da AMA, "porque se trata de uma questão de saúde pública, cuja resolução não deve ser" protelada. Na opinião reiterada pela activista, o fármaco deve apenas ser vendido com receita médica".

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal