Pesquisa:
 

Quarta-feira, 4 Abril 2012 15:53

PORTUGAL
Parentalidade para gays e lésbicas - Conselho de Ética pede justificações ao legislador



O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), pede justificações claras por parte do legislador, no que toca à falta de acesso por parte dos casais homossexuais à PMA (procriação medicamente assistida).


Ao contrário daquilo que se verificou em outros países, Portugal quando aprovou a alteração da lei do casamento civil (artgº1577, CC), deixou de fora a lei da adoção e o acesso à PMA por parte dos casais homossexuais.

Muitos tinham a esperança que uma vez reconhedido o casamento civil para gays e lésbicas, os casais tivessem também acesso à construção de uma família mais alargada com filhos, mas a lei não só recusa o acesso como o proíbe explicitamente.

A CNECV pede que o legislador que justifique a proibição, uma justificação que não terá sido, na opinião do Conselho, dada pelos deputados. O Conselho também esclarece que não vê como eticamente reprovável a falta de acesso e sua proibição caso seja dada uma justificação com conta, peso e medida.

As associações LGBT apontam a falta de abertura e capacidade de discussão dos partidos políticos sobre o assunto e defendem que a sociedade tem abertura para estas questões. Ao mesmo tempo previnem que já é uma realidade o número crescente de crianças nascidas em famílias homossexuais, por exemplo recorrendo à inseminação artificial em Espanha, mas que aqui em Portugal estão desprotegidas legalmente. Temos o casamento civil mas o Estado Português apenas reconhece a mãe biológica, ignorando que existe outra mãe afectiva.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal