Pesquisa:
 

Quarta-feira, 4 Abril 2012 10:22

LIBÉRIA
Grupo homofóbico distribui lista de alvos, ameaça "apanhá-los um a um"



Este fim de semana foram distribuídos panfletos com uma lista de pessoas que apoiam os direitos LGBT, e o grupo responsável ameaçou que "vamos apanhá-los um a um".


Os panfletos são subscritos pelo Movimento Contra Gays na Libéria. O grupo disse que os envolvidos na promoção dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, transgéneros e transexuais "não deve ter espaço para obter uma lufada de ar que seja."

Nos folhetos pode ler-se: "Tendo conduzido uma investigação abrangente, estamos convencidos de que os indivíduos listados abaixo são gays ou simpatizantes do clube e que não querem o bem para o nosso país". Concluindo que: "portanto, nós concordamos em ir atrás deles utilizando todos os meios possíveis."

Nenhum membros individuais da MOGAL assinou o folheto. Mas Moisés Tapleh, um residente de 28 anos de idade disse que estava ligado ao grupo e destacou que as ameaças devem ser levadas a sério. "Nós vamos chegar até eles, um por um," disse Tapleh. "Eles querem estragar o nosso país."

Questionado sobre qual ação específica pode ser tomada contra aqueles na lista, ele disse que eles poderiam ser submetidos a castigos "perigosos", incluindo "flagelação e morte."

Um familiar de um dos destinatários, que falou sob condição de anonimato por medo de represálias, disse que a pessoa na lista já tinha recebido telefonemas ameaçadores.

Atualmente a Libéria não criminaliza diretamente a homossexualidade, mas a "sodomia voluntária" é um delito punível com até um ano de prisão. Mas existem projetos de lei em análise que pretendem alterar a situação. Um deles pretende punir com até 5 anos de prisão os atos sexuais consentidos entre adultos do mesmo sexo, outra proposta é que o casamento entre pessoas do mesmo sexo seja punido com penas até 10 anos.

A atual presidente da Libéria, e Prémio Nobel da Paz, Ellen Johnson Sirleaf, defendeu em Março numa entrevista ao jornal inglês "The Guardian" a manutenção da lei anti-sodomia dizendo: "Nós temos certos valores tradicionais em nossa sociedade que gostaríamos de preservar.", no entanto uma declaração escrita o seu gabinete veio esclarecer que Sirleaf já tinha no passado dito que qualquer lei que criminalize adicionalmente a homossexualidade será "vetada".

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal