Pesquisa:
 

Segunda-feira, 4 Março 2013 22:15

POLÓNIA
Lech Walesa acha que gays devia ficar "fora do parlamento"



O sindicalista que marcou uma época destilou homofobia numa entrevista na televisão.


Não pode ser considerada novidade, mas não deixa de ser notícia. Lech Walesa, um nome conhecido pela luta em busca da democracia quando presidente da federação sindical “Solidariedade”, que na altura terá sido visto como um sinal de esperança para um país embrenhado numa ditadura comunista.

Os polacos viam Walesa como a possibilidade de a população poder viver livremente a sua identidade.

De presidente sindical a presidente da Polónia, com esta mudança muda também a sua postura e aspeto, alterando de um visual operário para um visual de fato e gravata.

Nos anos 70 foi o rosto da longa luta pelo derrube do comunismo, detido repetidamente para explicar as reuniões que organizava na defesa de um comércio livre, direitos trabalhistas e pela democracia.

A 1983 Walesa recebe o Nobel da Paz, ainda em luta é a sua esposa que vai com um dos seus filhos a Oslo receber o prémio, pois havia o receio de que se Walesa sai-se do país lhe fosse recusada depois a reentrada.

Em 1990 passa de presidente do Solidariedade a presidente da Polónia, presidindo durante cinco anos um governo que não foi o brilho esperado pela população e que nas eleições seguintes lhe recusou a sua reeleição.

Agora em 2013, o mesmo Walesa, católico convicto e pai de oito filhos, diz que os deputados homossexuais não deviam estar presentes no parlamento.

Segundo ele sendo uma minoria não deviam ocupar lugares de destaque na política, não deviam sentar-se nas filas da frente mas sim nas últimas filas do parlamento ou mesmo nem se sentarem ou terem qualquer posição politica.

Walesa fez estas declarações numa entrevista televisiva na passada sexta-feira perante um repórter algo surpreendido.

Não teve de esperar muito por reacções opondo-se à sua visão, protestos que vieram até de dentro da sua família. Um dos filhos de Walesa disse que as declarações do pai não só são só erradas como também prejudiciais.

Se Walesa já foi a visão da liberdade democrática e foi Nobel da Paz, este tipo de declarações não são novidade recordando o Portugal pós-revolução em que muitos defendiam que a revolução não era para prostiutas e homossexuais.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal