Pesquisa:
 

Sexta-feira, 4 Fevereiro 2011 20:44

EUA
Polémica cresce sobre quem controla a Bandeira Arco-Íris de Castro, SF



É uma visão familiar para moradores e turistas: a bandeira arco-íris gigante desfraldada sobre o bairro Castro. Mas de quem é a bandeira afinal?


Houve uma pequena escaramuça esta semana sobre o funcionamento do ex libris de São Francisco, quando ativistas pediram para a colocar a meia-haste em homenagem a David Kato. Kato era homossexual no Uganda, e foi espancado até à morte em sua casa há uns dias.

Inicialmente, os proprietários da bandeira recusaram o pedido. A organização que reúne comerciantes da zona de Upper Market e do Castro normalmente só descem a bandeira em memória de membros locais da comunidade LGBT.

Mas depois de alguma pressão, a associação cedeu. Uma manifestação foi realizada ontem à noite para homenagear Kato, e a bandeira foi colocada a meia-haste. Alguns organizadores da manifestação ficaram frustrados pelo processo, e pretendem abrir um debate sobre quem deveria ser responsável pelo funcionamento e manutenção da bandeira.

Atualmente, os comerciantes pagam cerca de 3700 euros por ano em seguros contra acidentes e 3000 euros por ano para manutenção das bandeiras com 9 quilos de tecido.

A bandeira é colocada com alguma frequência a meia-haste chegando a 4 a 8 vezes num mês. Excepcionalmente a bandeira foi colocada a meia-haste quando a Proposition 8 foi aprovada, acabando com os casamentos entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia.

EUA: Polémica cresce sobre quem controla a Bandeira Arco-Íris de Castro, SF

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal