Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Sábado, 3 Dezembro 2011 18:25

REINO UNIDO
Igreja da Inglaterra proíbe o casamento gay e cerimónias de parceria civil



A Igreja da Inglaterra disse que não irá permitir que cerimónias de parceria civil sejam realizadas nas suas igrejas a menos que seja dada permissão pelo Sínodo Geral.


A clarificação vem na sequência de uma nova lei que permite que entidades religiosas possam realizar casamentos e cerimónias de parceria civil entre pessoas do mesmo sexo em Inglaterra e no País de Gales, desde que essas entidades o desejem.

Mas o secretário geral da assembleia nacional Sínodo Geral, tornou clara a posição oficial da Igreja numa carta.

"A posição de acordo com a nova legislação é que nenhuma propriedade religiosa da Igreja de Inglaterra possa ser usada para o registo de parcerias civis antes de que tenhamos uma decisão formal do Sínodo Geral sobre esta questão".

O gabinete jurídico da Igreja de Inglaterra esclareceu que esta posição é compatível com a Lei de Igualdade devido às diferenças entre as cerimónias de parceria civil e a realização de um casamento. Mas a situação poderá ser repensada se a legislação for alterada e permitir o casamento civil para pessoas do mesmo sexo, algo que pode acontecer antes das próximas eleições de 2015.

As parcerias civis foram introduzidas no Reino Unido em Dezembro de 2005 concedendo aos casais do mesmo sexo os mesmos direitos e deveres do casamento civil dos casais de sexo diferente excepto no nome e na forma da cerimónia. O facto de não serem casamento leva a que, por exemplo, em Portugal não possam ser transcritas como casamento civil no país, onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo é reconhecido desde Junho de 2010.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal