Pesquisa:
 

Quarta-feira, 3 Outubro 2012 21:36

SÉRVIA
Marcha do Orgulho proibida... novamente.



A Marca do Orgulho LGBT planeada para este sábado foi proibida pela policia Sérvia alegando razões de segurança.


A policia disse que tomou a decisão por temer que se repita o sucedido em 2010, em que nacionalistas, pessoas LGBT e a polícia se envolveram em confrontos provocando mais de 100 feridos.

Mas decisão da polícia não deverá ser alheia a um pedido da Igreja Ortodoxa. Num comunicado o chefe da Igreja Ortodoxa Cristã Sérvia, disse que “tal desfile de vergonha” lançaria a “sombra moral” no país.

O primeiro-ministro Sérvio, também chefe da polícia, disse que além de proibir esta marcha, estão também a impedir encontros de grupos da extrema direita, bem como efectuaram o cancelamento de alguns encontros de futebol da liga nacional previstos para este sábado em Belgrado, por temer a concentração de hooligans muitas vezes eles mesmos membros de grupos extremistas.

“Acreditamos que neste momento a Sérvia não precisa de confrontos e vítimas e, é por isso que proibimos todas estas reuniões”, disse Ivica Dačić.

Enquanto isto 2000 polícias anti-motim foram mobilizados no dia de hoje para protegerem uma exposição de arte em Belgrado, organizada por activistas lésbicos, gays, bissexuais, transgéneros e transexuais, e que extremistas ameaçaram invadir alegando que as obras expostas profanam a imagem de Jesus Cristo.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal