Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Quinta-feira, 3 Agosto 2017 09:34

REINO UNIDO
Expressão 'Comunidade LGBT' problemática, segundo novo estudo



Segundo o estudo a palavra comunidade é associada a um grupo homogéneo de pessoas e experiências o que não corresponde à realidade dos LGBT+.


A frase "comunidade LGBT" pode ser problemática e deve ser usada com cautela, de acordo com pesquisas recentes da Universidade Sheffield Hallam.

O estudo no Reino Unido, que incluiu respostas de mais de 600 participantes, explorou o uso da frase usada regularmente para descrever e agrupar pessoas que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais ou transgéneros.

A pesquisa, financiada pelo Conselho de Pesquisa em Artes e Humanidades, centrou-se em questões sobre o que significa a frase "comunidade LGBT", com uma série de respostas que desafiam o uso da palavra "comunidade".

As respostas revelaram que muitas pessoas se sentiram excluídas pela frase "comunidade LGBT", pois a linguagem sugere que todas as pessoas LGBT+ pertencem a um grande grupo homogéneo. Os resultados da pesquisa foram usados ​​para o novo livro Exploring LGBT Spaces and Communities, de Eleanor Formby, cientista sénior do Sheffield Institute of Education.

O livro examina uma série de questões em torno das identidades LGBT, incluindo propriedade da comunidade, diferença, diversidade, espaços, símbolos e consequências para o bem-estar, além de explorar as experiências das pessoas LGBT apresentando uma ampla análise de pontos comuns e diferenças.

Como entendemos e usamos o termo 'comunidade LGBT' tem implicações para a aplicação de políticas sociais e serviços e, em última análisa, a vida das pessoas LGBT.
O conceito é importante, mas quando é usado no singular, como o é muitas vezes, não é útil para muitas pessoas LGBT, mais que não seja porque nem todos se sentem, ou desejam estar, dentro de uma comunidade uniforme e única.
A palavra 'comunidade' raramente, se alguma vez, é usada por pessoas identificadas como parte de 'grupos maioritários', por exemplo, 'comunidade branca', 'comunidade saudável' ou 'comunidade heterossexual', então por que usamos a expressão para os chamados 'grupos minoritários'?
 Eleanor Formby

Eleanor Formby explica que o termo pode oferecer benefícios a alguns, em termos de afirmação e de segurança, mas também coloca perigos potenciais através da perpetuação de equívocos e estereótipos e, em última instância, corre o risco de implicar que as pessoas LGBT são todas iguais, o que obviamente não são, embora possam, como é natural, compartilhar algumas experiências de vida.

REINO UNIDO: Expressão 'Comunidade LGBT' problemática, segundo novo estudo

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal