Pesquisa:
 

Segunda-feira, 3 Abril 2017 22:21

ALEMANHA
Esmagadora maioria a favor de igualdade no casamento, mas governo nega lei



O governo liderado pela União Democrata-Cristã de Angela Merkel tem negado a possibilidade de igualdade no casamento.


Numa sondagem realizada pelo jornal de domingo, Bild am Sonntag, 75% dos alemães são a favor da igualdade jurídica para gays, 20% manifestaram-se contra e 5% não indicaram opinião. Já em Janeiro um estudo do Gabinete Federal Contra a Discriminação tinha obtido 83% de respostas favoráveis à mudança na lei.

Os casais de gays e lésbicas já têm a possibilidade de parcerias civis na Alemanha, mas o governo descartou qualquer possibilidade de abertura de casamento a casais do mesmo sexo.

Para mim, o casamento é um homem e uma mulher vivendo juntos Angela Merkel

O partido da Chanceler Merkel é a União Democrata-Cristã (CDU) que está sobre grande pressão dos seus seguidores para não ultrapassar a discriminação legal atual. A Chanceler também manifestou "dúvidas" sobre as consequências para as crianças num casamento gay, embora não tenha explicado qual a situação das crianças em parcerias civis gays. Recorde-se que a CDU tem 255 dos 631 deputados do parlamento.

Mas o outro parceiro de coligação do Governo, o Partido Social-Democrata (SPD), já veio a público avançar propostas de igualdade legal para casais de gays e lésbicas. E, coincidência ou não, as sondagens tem mostrado um grande aumento das preferências dos eleitores para o SPD que neste momento tem 193 deputados, e está praticamente em igualdade com a CDU nas sondagens desde fevereiro deste ano, na sequência da selecção de Martin Schulz como líder do SPD. Martin Schulz foi presidente do Parlamento Europeu e tem conseguido reavivar a popularidade do partido.

E uma possível coligação com Os Verdes e de A Esquerda, que já se manifestaram a favor da igualdade no casamento, está no limitar de conseguir 50% dos votos. As eleições estão marcadas para Setembro de 2017.

A Alemanha e Itália são os últimos grandes países membros da União Europeia a não permitirem a igualdade do casamento civil para gays e lésbicas.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal