Pesquisa:
 

Segunda-feira, 3 Março 2014 19:58

REINO UNIDO
Cidadão britânico pede asilo para companheiro detido no Uganda



A lei repressiva aprovada pela Uganda faz mossas nos países que a contestam.


Bernard Randall chegou ao Reino Unido deportado do Uganda, mas o seu companheiro Albert Cheptoyek ficou detino no país.

Os dois foram acusados de trafego de "material obsceno": um vídeo que Randall tinha no seu PC com ele e um antigo companheiro a fazerem sexo, e enfrentam uma pena de sete anos por esta razão.

Parte dessas imagens foram publicadas pelo jornal “Red Pepper”, juntamente com uma lista de 200 nomes e algumas fotos apontando nomes de cidadãos supostamente homossexuais.

Randall, sendo cidadão inglês, foi deportado para o seu país de origem e retirada a acusação. Mas Albert continua detido no Uganda, seu país natal. Randall tem feito apelos sucessivos ao governo inglês para este interceder e trazer para junto de si o seu companheiro.

Randall considera que o Reino Unido tem tido uma posição muito branda relativamente à legislação anti-homossexual, ao contrário de outros países como Noruega, Dinamarca e Holanda que tem tido posições muito mais claras. Alguns países congelaram o seu apoio financeiro a organizações que desenvolvem trabalho no Uganda, e o Banco Mundial comunicou ter adiado um empréstimo de 64500 milhões de Euros ao governo ugandês.

A lei aprovada por Yoweri Museveni, presidente do Uganda, tem sido criticada também por individualidades mundiais, uma delas é o Nobel da Paz, Desmond Tutu, que comparou esta lei às leis antissemitas da Alemanha nazi ou à perseguição vivida em Africa do Sul durante o apartheid.

Até o ministro dos assuntos externos da Escócia, Humza Yusuf, apelou ao ministro do exterior britânico, Wilian Hague, para este oferecer asilo a todos os ugandeses que se sentem ameaçados e perseguidos por esta lei.Mas, pelo menos no casos de Randall e Albert esta medida não seria muito útil pois as autoridades ugandesas não deixam Albert sair do país, e Randall teme, obviamente, pela segurança do seu companheiro.

Em resposta a um pedido de esclarecimento de Randall as autoridades britânicas responderam que "o Reino Unido juntamente com os nossos parceiros internacionais, continuará a pressionar o governo do Uganda para a defesa dos direitos humanos, sem qualquer tipo de discriminação. O Reino Unido está em estreito contato com grupos da sociedade civil no Uganda e continuarão a apoiar esforços no sentido de melhorar os direitos humanos no Uganda".

O Uganda é um dos países da Commonwealth, organização inter-governamental composta por 54 países na sua esmagadora maioria ex-colónias britânicas. E é do tempo do Império Britânico que 41 destes países ainda tem leis que proíbem a homossexualidade que nunca foram revogadas, pese embora a declaração constituinte da organização que defende a promoção da democracia e direitos humanos entre os seus membros e não só.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal