Pesquisa:
 

Segunda-feira, 2 Dezembro 2013 19:16

CROÁCIA
Referendo nega igualdade no casamento para gays e lésbicas



A Croácia foi ás urnas e manteve tudo como estava: o acesso ao "casamento" continua a ser um privilégio de alguns.


O referendo foi pedido depois de conseguirem reunir 700'000 assinaturas num esforço maioritariamente coordenado pela Igreja Católica para manter a definição de casamento.

E o país de maioria católica votou este domingo pela limitação do ato a pessoas de sexo diferente, com cerca de 66% dos votantes num referendo com uns notáveis 73% de abstenção neste país com pouco mais de 4 milhões de habitantes. Na prática houve menos votantes a favor no referendo do que assinaturas recolhidas a favor do mesmo.

Muitas foram as manifestações de um e do outro lado mas o peso religioso e económico da igreja foi esmagador convencendo o seu “rebanho” a votar pela permanência da lei como se encontra atualmente e que apenas permite o casamento entre um homem e uma mulher.

A Croácia teve uma história de altos e baixos em termos de direitos LGBT. Em 1977, quando ainda era parte da República Federal Socialista da Jugoslávia, a República da Croácia teve o seu próprio código penal que legalizava o sexo entre pessoas do mesmo sexo e em 1998 passou a ter igualdade na idade de consentimento. Em 2000 foram reconhecidas as Uniões de Facto para casais do mesmo sexo e o governo eleito em 2011 mostrou abertura para as questões LGBT incluindo adopção por casais do mesmo sexo e a igualdade no casamento.

O referendo apenas se aplica à utilização da palavra "Casamento" no texto legal das uniões entre pessoas do mesmo sexo. Antes da votação os governantes mostraram abertura para conceder os direitos e deveres do casamento aos casais de gays e lésbicas, mesmo que tenham de utilizar termos diferentes na legislação.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal