Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Quarta-feira, 2 Setembro 2009 11:58

BRASIL
Novo censo é visto como sinal de mudança



Embora o novo censo se vá realizar apenas em 2010, e os seus resultados sejam conhecidos so em Dezembro, já existe sinais de mudança social nas perguntas.


Assim para o ano quando o censo bater á porta da casa dos Brasileiros, vai perguntar se reside algum casal homossexual.

É o retrato de uma época, o censo vai por isso alterando as suas questões ajustando-se à sociedade do momento, obtendo dessa forma uma imagem mais real dos cidadãos e famílias Brasileiras, e o mesmo se passará no resto do mundo.

O primeiro recenseamento realizado no Brasil foi em 1872 (oito ano depois do primeiro recenseamento em Portugal), e a pergunta que se fazia era: “-Você é livre ou escravo?”. Hoje essa pergunta não faz sentido, pois somos todos/as cidadãos livres.

Da mesma forma que nos anos 60 se perguntava se havia televisão em casa, hoje a pergunta é saber quantos computadores existem no domicilio e se tem ligação á net.

O primeiro censo realizado em Portugal foi em 1864, tínhamos uma população efectiva de 4.188.410, uma media de 4.1 pessoa por agregado familiar, e uma das perguntas que se fazia era se tinham ou não criados, note-se que os chamados criados de então não são os criados de hoje.

Em Portugal o INE já tem dados sobre os lares onde vivam duas pessoas do mesmo sexo em união de facto, dados que acreditamos possam aumentar no próximo censos.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal