Pesquisa:
 

Quarta-feira, 2 Julho 2008 10:14

PORTUGAL
Líder do PSD contra Casamento Civil entre pessoas do mesmo sexo



Durante uma entrevista à TVI, Manuela Ferreira Leite, nova dirigente do PSD afirmou que deveria haver distinção fiscal entre uniões homossexuais e uniões heterossexuais e que o nome "casamento" só deveria ser usada para o caso heterossexual.


As declarações foram feitas na sua primeira entrevista desde que tomou posse como presidente do PSD, questionada sobre o que pensava do casamento entre homossexuais, Manuela Ferreira Leite respondeu: "Eu não sou suficientemente retrógada para ser contra as ligações homossexuais. Aceito. São opções de cada um, é um problema de liberdade individual, sobre a qual não me pronuncio". Sem qualquer insistência nesta fase por parte da entrevistadora, Manuela Ferreira Leite resolveu ir mais longe. "Pronuncio-me, sim, sobre o tentar atribuir o mesmo estatuto àquilo que é uma relação de duas pessoas do mesmo sexo igualmente ao estatuto de pessoas de sexo diferente".

A seguir, perante a insistência de Constança Cunha e Sá sobre se aquela posição não poderia significar uma discriminação, a presidente do PSD garantiu: "Admito que esteja a fazer uma discriminação porque é uma situação que não é igual. A sociedade está organizada e tem determinado tipo de privilégios, tem determinado tipo de regalias e de medidas fiscais no sentido de promover a família". E a seguir especificou que essas medidas eram "no sentido de que a família tem por objectivo a procriação". Visando os chamados casamentos gay, ainda fez um acrescento. "Chame-lhe o que quiser, não lhe chame é o mesmo nome. Uma coisa é o casamento, outra é outra coisa qualquer", disse.

António Serzedelo, presidente da Opus Gay, comentou à Agência Lusa que ""Existe uma diferença entre o matrimónio [religioso] e o casamento [civil]. O que Manuela Ferreira Leite não entende é que as pessoas não se casam só para ter filhos, mas porque amam o seu parceiro".

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2008)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal