Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Sábado, 2 Fevereiro 2008 23:57

ESPANHA
Cristãos socialistas espanhóis saem em defesa de Zapatero



Os cristãos socialistas defenderam neste sábado o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, frente às recentes críticas feitas por autoridades da Igreja Católica.


"Sentimos, como tantos católicos, religiosos, laicos, padres e inclusive bispos, um profundo mal-estar. É preciso corrigir o rumo que alguns querem dar à Igreja Católica espanhola", consideraram os cristãos socialistas em uma carta assinada pelo coordenador desse grupo, Carlos García de Andoin.

Os cristãos socialistas deixam clara desta forma sua discordância em relação à "nota de orientação moral" difundida na quinta-feira pela Conferência Episcopal Espanhola para as eleições legislativas de 9 de março, na qual criticaram o governo socialista por ter negociado com a organização armada basca ETA e pela lei de casamento entre homossexuais.

"O ponto relacionado ao terrorismo vai mais além do papel que compete aos bispos", segundo os socialistas cristãos, lembrando que o governo conservador de José María Aznar "recorreu ao serviço de mediação da Igreja" para negociar com o ETA em 1998-99.

O próprio papa Bento XVI apoiou o processo de diálogo entre o governo espanhol e o ETA durante uma trégua desta que começou em março de 2006.

Os cristãos socialistas defenderam as medidas sociais tomadas pelo governo de Zapatero, como o casamento entre homossexuais e o fim do caráter obrigatório do ensino de religião nas escolas, criticadas pelos bispos.

"Estas políticas transformaram valores éticos em realidades sociais", consideram.

Na quinta-feira, o Partido Socialista considerou "imoral" a nota dos bispos, além de ter classificado a atitude da Igreja de terrorismo eleitoral.

"Há um acordo entre o setor mais duro e mais radical dos bispos e o Partido Popular", comentou Zapatero na sexta-feira, referindo-se ao principal partido opositor espanhol, o conservador PP.

vg-esb/dm

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2008)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal