Pesquisa:
 

Quinta-feira, 1 Dezembro 2005 00:01

PORTUGAL
Jovem português é voz europeia na ONUsida



O reconhecimento do trabalho como voluntário na área da prevenção e informação sobre a sida e luta contra a discriminação e a exclusão social valeu a nomeação do jovem português Paulo Jorge Vieira, 26 anos, para o cargo de representante das organizações não governamentais na Coordenação do Programa das Nações Unidas para o VIH/sida (ONUsida).


Em declarações ao CM, Paulo Vieira conta que desde há oito anos tem vindo a fazer trabalho de voluntariado na Associação de Jovens Promotores da Amadora Saudável (AJPAS), onde assume funções de vice-presidente.

“Comecei na AJPAS a fazer voluntariado aos 18 anos, o que me levou às escolas para fazer trabalho de prevenção e visitar doentes com sida no Hospital Amadora-Sintra.” A partir daí interessou-se pelo meio e começou a fazer projectos de intervenção comunitária, que incluíam sessões de informação no meio escolar.

Nesse trabalho ressalva um dos problemas: “Não basta dar esporadicamente educação sexual nas escolas, é preciso dar continuidade dos conhecimentos ao longo do tempo para que a prevenção seja eficaz”, defende.

A ONUsida é o Programa Conjunto das Nações Unidas na luta contra o VIH, liderando uma resposta global face à proliferação do vírus. Ao representar esta organização perante a ONUsida, de 1 de Janeiro de 2006 e 31 de Dezembro de 2007, Paulo Vieira torna-se a voz dos jovens Europeus em Genebra após a sua tomada de posse, em Janeiro de 2006.

ENVOLVER TODOS

Os seus projectos futuros no exercício do novo cargo passam por ser a voz da comunidade: “É essencial a comunicação com a comunidade integral e não apenas com os doentes e seus familiares, mas com todos, e na ONUsida atentarei ser a voz da comunidade.”

Nascido em Lisboa, Paulo Jorge Vieira, foi presidente da Rede Europeia de Jovens para os Direitos Sexuais e Reprodutivos (YOUACT), entre Agosto de 2004 e Novembro de 2005. Em Setembro desse ano concluiu o bacharelato em Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada e iniciou este ano a sua licenciatura.

MAIS NOVOS DECIDEM

O novo coordenador do programa da ONUsida, Paulo Vieira, defende que “os jovens devem participar neste programa, inclusive na tomada de decisões, o que está a acontecer”. O jovem português pretende ainda “fazer com que a voz da comunidade nacional seja ouvida, que tenha mais apoios e relevância a nível internacional”. Nesse sentido, diz, vai empenhar-se para “ver resolvidos problemas que nos afectam”.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal