Pesquisa:
 

Quarta-feira, 1 Outubro 2014 11:55

PORTUGAL
Porto com Cinema Queer esta sexta e sábado



Pink Flamingos (1972), Hairspray (1988) e Polyester (1981) são os títulos de Waters a serem exibidos na Casa das Artes, abrindo caminho aquela que será a 1ª edição do Queer Porto, a decorrer em 2015.


Este “ano zero” do Festival na Cidade Invicta será também marcado pela festa Filthy World na Casa do Livro, pela festa Queer Porto no café Lusitano, e pelo lançamento do livro Cinema e Cultura Queer, publicação comemorativa dos 18 anos do Festival, na Galeria Wrong Weather.

“18 Years of Filth” é o mote inspirado no realizador John Waters que o Queer Lisboa trouxe a Lisboa na passada semana, e que leva agora ao Porto com a exibição de três dos filmes mais importantes da fase inicial da sua filmografia. Pink Flamingos, exibido no dia 3 às 21h30 na Casa das Artes, mostra-nos a acesa disputa da personagem de Divine, musa e actriz fetiche de Waters, com uma outra família pelo título de pessoas mais perversas do mundo. Já Hairspray, o seu filme de maior sucesso que acabaria por lhe abrir as portas para Hollywood, e que é também o derradeiro desempenho de Divine, antes da sua morte, terá exibição às 19h00 no dia 4. Às 21h30 deste mesmo dia é exibido Polyester, numa sessão especial que recupera a experiência que marcou a sua estreia em 1981: o Queer Lisboa entregará a cada espectador desta sessão os famosos “Odorama”, cartões que acompanham o filme e que permitem aos espectadores experimentar alguns odores menos convencionais.

A festa Filthy World inaugurará a passagem do Festival pela cidade, no dia 2 de Outubro a partir das 22h30, na Casa do Livro, com uma selecção de sons a cargo do DJ Nuno Galopim que passam pelo universo dos filmes de Waters e do recentemente descoberto Will You Dance With Me?, de Derek Jarman, numa noite para ouvir e sobretudo para dançar.

O lançamento no Porto do livro que comemora os 18 anos de vida do Festival, Cinema e Cultura Queer, terá lugar na Galeria Wrong Weather. A publicação é organizada por António Fernando Cascais e João Ferreira e reúne uma série de ensaios escritos por colaboradores do Festival, bem como de autores convidados. Único do seu género em Portugal, lança um olhar crítico ao Cinema Queer mundial a partir dos filmes programados no Festival nestes últimos 18 anos, colocando esta realidade em diálogo com uma história do Cinema Queer em Portugal, do qual apresenta uma exaustiva análise dos seus principais filmes e realizadores. O evento tem lugar no dia 3 de Outubro, às 18h30.

Já a festa Queer Porto leva-nos ao Café Lusitano, no dia 4 de Outubro a partir das 23h00, ainda perfumados pelo Odorama do filme Polyester, simultaneamente numa celebração e numa despedida da cidade, com a promessa de voltar para o ano com muito mais.

PORTUGAL: Porto com Cinema Queer esta sexta e sábado

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal