Pesquisa:
 

Terça-feira, 1 Setembro 2009 23:46

EUA
Realizam-se primeiros casamentos entre pessoas do mesmo sexo em Vermont



Bill e Bob Sullivan foram um dos primeiros casais do mesmo sexo a oficializar a sua união no estado de Vermont.


A lei entrou em vigor à meia-noite de hoje e tal como Bill (que tomou o nome de família Sullivan) e Bob muitos outros casais aproveitaram a ocasião e celebraram de formas mais ou menos convencionais. Bill tinha 21 anos e Bob 24 quando se conheceram em 1992, foram precisos 17 anos para poderem dar o nó e mesmo assim tiveram de se deslocar de Nova Iorque para o estado vizinho.

Até agora as alternativas nos Estados Unidos da América eram o Massachusetts, Connecticut, New Hampshire e Iowa. Se tudo correr normalmente em 1 de Janeiro de 2010 a igualdade no casamento chegará também a New Hampshire.

Embora existam muitos casais do mesmo sexo interessados em realizar o casamento em Vermont, incluindo alguns que já tinham realizado a união civil, não tem havido uma corrida para chegar à frente e poucas licenças tinham sido emitidas para casais do mesmo sexo até agora.

Vermont foi pioneiro nos EUA em termos de uniões civis entre pessoas do mesmo sexo ao reconhecer os casais de gays e de lésbicas em 2000 mas sem as equiparar ao casamento civil. Em Abril deste ano voltou a marcar presença ao ser o primeiro estado nos EUA a reconhecer a igualdade no casamento através de uma medida legislativa e não por força dos tribunais. A medida foi aprovada com 100 votos a favor e 49 contra na câmara baixa, o mínimo necessário para ultrapassar o veto do governador Jim Douglas. Já no Senado a votação foi de 23 contra 5.

O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo é realizado desde 2001 nos Países Baixos, desde 2004 na Bélgica, desde 2005 em Espanha e no Canadá, desde 2006 na África do Sul e desde 2009 na Noruega e Suécia.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e DOIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal