Pesquisa:
 

Sexta-feira, 1 Setembro 2006 02:11

UNIÃO EUROPEIA
Polónia esforça-se por melhorar imagem na Europa



O primeiro-ministro polaco, Jaroslaw Kaczynski, foi a Bruxelas tentar afastar a imagem negativa recente do seu país, ao sublinhar que a Polónia é amigável, tolerante e que nada tem contra os gays. Após um encontro com o dirigente polaco, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, também se mostrou tranquilizado com as indicações dadas por Kaczynski a desmentirem referências de que o seu país estaria a planear reintroduzir a pena de morte.


A coligação governamental polaca tem sido criticada, com alegações de que inclui elementos de extrema-direita, anti-semitas e contra a comunidade homossexual. Kaczynski sublinhou que "não há razão para preocupações" e que a Polónia "continuará a ser democrática".

Durão Barroso teve uma reacção prudente mas positiva, ao sublinhar que o país é "crucial" para a construção europeia e que "os factos irão confirmar o apego da Polónia à democracia". Recordou, porém, que a UE é "uma comunidade de valores".

O chefe do Governo polaco admitiu a existência de uma "franja" anti-semita, mas acrescentou que se encontra numa fase de mudança e respondeu às alegações de intolerância, no seu país, contra a comunidade homossexual, ao sublinhar "Temos clubes, literatura e imprensa gay que funcionam normalmente e ninguém tenta impor-lhes limites. Na Polónia, há homossexuais com posições políticas elevadas."

Jaroslaw Kaczynski é gémeo do Presidente da Polónia, Lech Kaczynski. Em referência humorística indirecta à parecença entre os dois, Barroso disse que, apesar de ser o seu primeiro encontro com Kaczynski, tinha a impressão de ter estado com ele antes, porque se avistou, há um mês, com o Presidente.

[Notas PortugalGay.PT:

Lech Kaczynski, o Presidente da Polónia proibiu a marcha gay na cidade de Varsóvia em 2004 e 2005 quando ainda era presidente da câmara da cidade, mas apoiou uma marcha na ocasião contra os LGBT.

Já Jaroslaw Kaczynski avisou recentemente os Polacos que "as pessoas homossexuais podem fazer demonstrações perversas nas ruas, mas é proibido discutir os temas de censura moral".]

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal