Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Sexta-feira, 1 Agosto 2014 13:54

RÚSSIA
Assinalado primeiro Pride LGBT sem violência



Pela primeira vez, em São Petersburgo, a cidade que deu origem à primeira lei anti-gay da Rússia, teve o seu primeiro Pride sem qualquer tipo de violência.


O grupo organizador Ravnopraviye (que quer dizer “Igualdade” em russo), quando pediu a autorização para realizar a 5ª marcha do orgulho, teve como resposta das autoridades um não, devido à lei "anti propaganda gay", chegando mesmo a sugerir que o evento fosse realizado na lixeira.

A organização optou por realizar o evento na baixa, visto que a lei russa prevê que os eventos podem ser realizados desde que as autoridades tenham sido devidamente notificadas. A polícia acompanhou

os manifestantes que falaram sobre igualdade, VIH e SIDA, e da necessidade dos direitos civis. Um dos participantes trouxe uma bandeira arco iris rasgada, que tinha sido destruída no ano anterior quando a policia acabou com o evento minutos depois deste começar e prendeu dezenas de pessoas segundo ordem da Câmara Municipal.

Um dos participantes disse ao The Moscow Times que a ausência de violência se deveu à preocupação dos nacionalistas e conservadores religiosos com a controvérsia com a Ucrânia. No entanto, apesar de não haver registo de violência, o site noticioso Pink News afirma que a policia deteve vários participantes, de acordo com a lei nacional anti propaganda gay, que proíbe qualquer discussão de temas LGBT em locais visíveis a menores.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal