Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Quinta-feira, 1 Agosto 2013 23:34

AUSTRÁLIA
Gays da Papua Nova Guiné sem direito a asilo



O conhecido continente australiano é o destino de férias desejado por muitos, frequentado por alguns e, e desejado pela sua animação, tantas vezes notícia, pela sua culturae liberdade.


Este é o país que não criminaliza as pessoas LGBT e que tem inclusivé um dos eventos mais divulgados mundialmente, falamos do Mardi Gras de Sydney.

Austrália é também o destino de algumas pessoas que fogem não só às más condições económicas de vida, mas também porque nos seus países de origem essas pessoas são perseguidas devido á sua orientação sexual. É o caso dos cidadãos da Papua Nova Guiné.

Mas a terra dos cangurus, com grandes eventos LGBT, recusa a entrada destes cidadãos porque tentam entrar no território australiano de forma ilegal, em condições desumanas, entre os “invasores”. Alguns procuram conseguir asilo politico, uma condição que lhes é recusada, alegando o governo de Canberra que uma vez que se trata de imigrantes clandestinos não podem aceder ao pedido de asilo, devolvendo-os ao país de origem.

A legislação da Papua Nova Guiné criminaliza apenas a homossexualidade masculina com pena de multa a pena de prisão pelo período de 14 anos. Esta é a lei, mas a sociedade deste arquipélago a norte da Austrália não vê com bons olhos os comportamentos homossexuais e muitos homens homossexuais são perseguidos, sendo essa a razão pela qual fogem do seu país.

O ministro Australiano das Relações Exteriores, Bob Carr, disse no seu twitter “prometo ser sempre contra a homofobia”, contudo esta posição não parece ser aplicada aos cidadãos que fogem devido à perseguição e à violência homofóbica através da única forma possível que é ilegalmente.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal